Em Assembleia Geral realizada nessa sexta-feira (20), prefeitos da região elegeram as novas lideranças para o ano de 2025 da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (AMPLA) e do Consórcio Interfederativo Minas Gerais (CIMINAS), com sede em Araxá. Com chapa única em ambas as eleições, os candidatos receberam 100% de aprovação dos participantes.
Nova Diretoria da AMPLA
Para a presidência da AMPLA, o prefeito de Santa Rosa da Serra, José Humberto Ribeiro, foi reeleito para um mandato de um ano, iniciando em 1º de janeiro de 2025. Ele terá como 1º Vice-Presidente Rubens Magela da Silva (Robson Magela), prefeito de Araxá, e como 2º Vice-Presidente Fabiano Magella Lucas de Carvalho, prefeito de São Gonçalo do Abaeté.
Além da diretoria, o Conselho Fiscal da AMPLA também foi definido para um mandato de dois anos (2025-2026). Os membros titulares são: Maura Assunção de Melo Pontes (prefeita de Tapira), Belchior dos Reis Faria (prefeito eleito de São Roque de Minas) e Vicente de Paula Mateus (prefeito eleito de Campos Altos). Os suplentes são: Rafael Ferreira Silva (prefeito de Pedrinópolis), Alvimar Adriano Alves (prefeito eleito de Rio Paranaíba) e Lucas Vieira Lopes (prefeito de Iguatama). Completam a equipe o Tesoureiro Frederico Ozanan Rangel (prefeito eleito de Santa Rosa da Serra) e o Secretário Vanderlei Cassiano de Resende (prefeito de Tapiraí).
Nova Diretoria do CIMINAS
No CIMINAS, o prefeito eleito de Santa Rosa da Serra, Frederico Ozanan Rangel, assumirá a presidência também a partir de 1º de janeiro de 2025, com mandato de um ano. Vanderlei Cassiano de Resende, prefeito reeleito de Tapiraí, será o vice-presidente. A Secretária será Fernanda Aparecida Lagares de Oliveira, prefeita eleita de Tiros.
O Conselho de Administração do CIMINAS, com mandato de dois anos (2025-2026), será composto por: Fabiano Magella Lucas de Carvalho (prefeito reeleito de São Gonçalo do Abaeté), Rafael Ferreira da Silva (prefeito reeleito de Pedrinópolis) e Osmar Trevisan Júnior (prefeito eleito de Sacramento). O Conselho Fiscal, para o mesmo período, será formado por: Belchior dos Reis Faria (prefeito eleito de São Roque de Minas), Vicente de Paula Mateus (prefeito eleito de Campos Altos) e Robson Magela (prefeito reeleito de Araxá).
José Humberto Ribeiro
Durante seu mandato como presidente da AMPLA e do CIMINAS em 2024, José Humberto Ribeiro (Zé Humberto), prefeito de Santa Rosa da Serra, promoveu uma transformação revolucionária no consórcio. Sua principal conquista foi a expansão antes Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá (CIMPLA) para o Consórcio Interfederativo Minas Gerais (CIMINAS), que deixou de ser um consórcio regional e passou a ter abrangência estadual, cobrindo todo o estado de Minas Gerais. Essa mudança representou um marco histórico, ampliando significativamente o alcance do consórcio e abrindo portas para que municípios de todas as regiões mineiras tivessem acesso ao suporte especializado na elaboração e execução de projetos voltados ao bem-estar da população.
A gestão de Zé Humberto também foi marcada por um crescimento expressivo no número de municípios associados. Ao assumir a presidência em janeiro de 2024, o consórcio contava com nove municípios; ao final de seu mandato, esse número saltou para 22, com a expectativa de que nos próximos 90 dias mais 15 se associem, como relatado pelo presidente, José Humberto, em conversa com a equipe da TV KZ.
A transformação promovida por ele solidificou o consórcio como uma ferramenta essencial para o progresso em todo o estado de Minas Gerais.
O vice-prefeito participou da ação que contou com servidores do Município e profissionais da empresa responsável pela coleta do lixo em Campos Altos.
Trecho segue interditado após derramamento de óleo vegetal; carreta e caminhão colidiram na manhã desta quarta-feira (2).
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) do Posto Avançado de Campos Altos apagou as chamas.
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.